sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Street Fighter x Tekken

 Street Fighter x Tekken
Gênero: Luta
Distribuidora: Capcom
Plataformas: PS3, Xbox360 e PSVita

Street x Tekken (Foto: Divulgação)Street x Tekken (Foto: Divulgação)
Street Fighter sempre foi aclamado pelos jogadores de alto nível como o mais técnico game de luta 2D, da mesma forma, Tekken é considerado um dos mais empogantes jogos de luta em três dimensões. Apesar de terem grande reconhecimento em seus respectivos nichos, será que a mistura de universos tão diferentes funcionaria em um único game? Provavelmente não, e é por isso que as fabricantes decidiram lançar dois jogos – um com baseado na mecânica de Street, outro em Tekken. O primeiro deles chegou ao mercado no mês de março, pelas mãos da Capcom. Confirma agora a análise completa deste crossover.
Pedras preciosas
Os guerreiros mundias da Capcom gostam mesmo de uma boa briga: já tretaram com os King of Fighters, com os Darkstalkers e até mesmo com os heróis Marvel. Agora, a confusão da vez foi com os reis do punho de ferro, protagonistas do game Tekken, da Namco. Esta não é a primeira vez que as duas gigantes do entretenimento juntam os seus personagens – Namco x Capcom já havia sido lançado em 2005 – mas como o encontro anterior era num RPG tático, os fãs tiveram de aguardar alguns anos até que os Ryu e cia. pudessem testar sua força no ringue contra estes perigosos oponentes.
E o motivo do conflito veio do espaço: um estranho meteoro caiu no polo Sul,  trazendo consigo uma caixa mística que despertava poderes sobrenaturais em quaisquer pessoas envolvidas em confronto físico. O potencial destrutivo do objeto atraiu o interesse da organização criminosa Shadaloo, e também da corporação Mishima Zaibatsu. Para impedir que o poder do artefato, batizado de Pandora, caísse em qualquer uma destas mãos erradas, os heróis das duas franquias partem para desvendar este mistério.
Igual, só que diferente
Tanto o estilo visual quanto a jogabilidade lembram bastante Street Fighter IV, mas com sutis modificações: os traços dos personagens têm linhas mais grossas, e a estética “mancha de tinta” presente no outro game foi substituída por efeitos de aquarela, o que fica evidente já na abertura. A escolha visual mantém praticamente inalterados os personagens que já tiveram versões poligonais (dos dois lados), e ainda atualiza aqueles que vieram de games passados.
Street Fighter X Tekken (Foto: Divulgação) (Foto: Street 
Fighter X Tekken (Foto: Divulgação))
Street Fighter X Tekken (Foto: Divulgação)
O elenco foi bem escolhido, trazendo personagens consagrados das duas franquias. São figuras que atuaram nos últimos jogos de suas respectivas séries, e até mesmo alguns que retornam após terem passado algum tempo na “geladeira”, como o militar Rolento, que fez carreira em Street Fighter Alpha. Existem ainda novatos como Poison, que surgiu como inimigo genérico em Final Fight, tornou-se acompanhante do wrestler Hugo em Street Figher III e agora assume um posto como personagem jogável. A versão para PS3 tem ainda personagens extras, como Cole, o anti-herói de Infamous – donos de Xbox novamente não tiveram a mesma sorte, ficando sem participações especiais deste porte.
Outros 12 personagens devem se juntar aos brigões originais através de conteúdos disponíveis por download, o que causou certo desapontamento na comunidade gamer: todos os lutadores adicionais já estão no disco do game, então na verdade quem comprar o DLC pagará cerca de 20 dólares para ter o direito de usar algo que já veio no pacote, mas se encontra restrito. É lamentável, mas infelizmente este modelo de negócios se faz presente em muitos títulos da atual geração, e ainda assim é melhor ter os lutadores como opcionais do que ser obrigado a baixar atualizações de compatibilidade (que ocupam espaço no HD) para poder continuar jogando on line após o lançamento dos novos competidores.
Vale ressaltar que a versão para PS Vita de Street x Tekken foi anunciada como apresentando todos os lutadores previamente destravados – uma medida que deveria fortalecer as vendas nos portáteis, mas acabou causando o efeito inverso e deixando descontentes os proprietários de consoles.
Street Fighter X Tekken (Foto: Divulgação) (Foto: Street 
Fighter X Tekken (Foto: Divulgação))
Street Fighter x Tekken
Street Fighter X Tekken (Foto: Divulgação) Velhos controles, novos comandos
Ainda mais significativas que as sutis mudanças visuais são as alterações no gameplay, que introduziram uma série de elementos previamente ausentes nos games da Capcom. A mais notável é a jogabilidade de duplas, importada de Tekken Tag. Outra novidade óbvia é o sistema de gemas: como dito anteriormente, os fragmentos de pedras do espaço trazem vários benefícios temporários aos lutadores, e estes bônus são divididos em duas categorias distintas: os que aumentam atributos como força, velocidade, resistência e vitalidade e estão presentes nas Boost Gems; e os que facilitam o Gameplay, encontrado nas Assist Gems, permitindo escapar de arremessos, executar golpes com mais facilidade e até mesmo defesas automáticas.
As pedras não provocam efeitos mirabolantes como os vistos em Super Gem Fighter e Marvel Super Heroes (ambos da Capcom), mas ainda assim a escolha das gemas é parte importante do gameplay, adicionando um elemento de customização interessante – algo raro em um jogo de luta. Porém, a iniciativa pode ser uma faca de dois gumes, funcionando muito bem para partidas contra a CPU e On Line (já que as suas preferências ficam salvas no HD), mas atrazando bastante partidas locais, quando cada jogador resolve mudar a configuração – isto pode ser especialmente problemático em torneios, onde todos os competidores são de alto nível e cada recurso possível pode ser um diferencial na hora de determinar o vencedor.
Street Fighter X Tekken (Foto: Divulgação) (Foto: Street 
Fighter X Tekken (Foto: Divulgação))
Street Fighter x Tekken
Street Fighter X Tekken (Foto: Divulgação)
Casual x Profissional
Falando em torneios, ainda é cedo para especular como será a aceitação do game no circuito profissional. Street x Tekken possui menos profundidade que os games das duas franquias nas quais se originou: seu gameplay é um meio termo entre Street Fighter IV e Marvel versus Capcom – não chega a ser casual, mas tem muitos elementos que auxiliam os novatos, e é exatamente este tipo de abordagem que, embora possa trazer bons momentos de diversão na sala da sua casa, costuma liquidar uma franquia enquanto esporte eletrônico: tudo que é feito para ser confortável para quem está começando nos games de luta se torna óbvio demais nas mãos dos profissionais, gerando apelações e disparidades que acabam comprometendo a seriedade do título no cenário competitivo.
Street Fighter X Tekken (Foto: Divulgação) (Foto: Street 
Fighter X Tekken (Foto: Divulgação))Street Fighter X Tekken (Foto: Divulgação)
Um dos elementos que foram sacrificados em relação a SFIV foi o sistema de Focus, uma inovação genial da série que permitia golpes indenfensáveis, cancelamentos e fintas – todos recursos bastante explorados por quem se dedicava à franquia, mas que passavam batidos nas mãos dos iniciantes. Para atender estes últimos, o Focus foi eliminado, mas o problema é que sem ele ou algo similar (como um Parry), fica difícil contra atacar já que o único recurso de defesa é o tradicional bloqueio. O resultado é que as partidas se tornam mais ofensivas, quase frenéticas, mas como o lutador que está em segundo plano recupera energia é comum que muitos rounds não terminem em nocaute.

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